A primeira vez em qualquer atividade é sempre mais difícil. |
Tanto praticando yoga como em qualquer outra atividade, um dos maiores erros que cometemos é nos compararmos aos outros. A comparação é uma das coisas que mais limita a nossa evolução em todos os sentidos, pois limitamos nossas habilidades a serem tão boas quanto a das outras pessoas, quando na verdade podemos ir muito além disso. Quando nos comparamos, voltamos nossa atenção ao que os outros conseguem fazer, em vez de nos concentrarmos onde queremos chegar.
Tenho observado colegas, alunos e até mesmo pessoas na internet, e foi refletindo sobre como as pessoas desistem por insegurança ao se depararem com desafios e se comparam a outras pessoas foi como se um filme passasse em minha mente, revivi todo o meu processo de quando iniciei a jornada no mundo da Yoga.
Lembro do início da minha jornada com a prática...em cada movimento novo que a professora passava eu tinha a necessidade de olhar para todos os meus colegas e ver se alguém realmente conseguia fazer aquela postura que parecia impossível para mim naquele primeiro momento, me sentia mal por não conseguir, por não ser tão flexível ou tão forte.
Hoje quando vejo alunos fazendo isso, tento de alguma forma mostrar que o caminho da comparação não pode ser um obstáculo ou um motivo que os farão talvez desistir pelo fato de no início não conseguirem fazer ainda o que alguns colegas conseguem, é importante lembrar que as vezes o teu início já é o meio do caminho do colega e que com tempo e determinação todos conseguimos chegar lá.
Um cuidado que se deve ter é para não deixar que a comparação te faça ir além do que o teu corpo pode naquele momento, podendo causar lesões, que ao invés de te ajudar a evoluir, farão com que seja necessário o período de repouso para recuperação dos tecidos lesionados.
Tendo isso em vista, eu vejo o quanto a comparação muitas vezes é fator principal que impede que as pessoas evoluam mais rápido, tanto em suas práticas de yoga ou até mesmo com alguma outra atividade física. Pois enquanto eu estão olhando para os lados não estão concentradas em si, nos meus movimentos, ajudando o próprio corpo a evoluir. Como a pessoa espera ser tão forte e flexível quanto alguém que pratica há anos se antes de começar a praticar yoga a pessoa nem se alongava por quinze minutos diários antes?
No caso da yoga, o bom é que depois de um tempo de prática, mais importante do que a evolução física que acontece, é a evolução da nossa mente, das nossas emoções e do nosso espírito. Toda aquela preocupação do início parece boba e a gente se aceita e se trata com muito mais amor.
Existem pessoas que são mais flexíveis naturalmente, sem precisar fazer muito pra manter isso. Mas para a maioria de nós não é assim!
Aceite isso e trate seu corpo com amor!
Verá como em breve seu corpo vai retribuir, se abrindo, se soltando, se transformando no corpo forte e "flexi" que você almeja.
Namaste!